O conjunto de medidas adotadas para proteger os pacientes que são expostos a radiação faz parte do que chamamos de proteção radiológica. Um dos princípios da proteção radiológica estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implementadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente possíveis.
Atualmente, alguns equipamentos de radiologia contam com tecnologias que são importantes aliadas dos profissionais da saúde na proteção radiológica dos pacientes. Uma delas é o sistema de rastreamento de dose (DTS), da Toshiba Medical Systems, que permite a observação da taxa de distribuição de dose de radiação em tempo real.
Proteção radiológica com sistema de rastreamento dose (DTS)
O artigo Monitoramento por cor sobre imagem pictórica da radiação em tempo real durante a angiografia coronária: efeito sobre o pico de radiação na pele do paciente e dose total durante a angiografia coronária mostra um estudo que compara o total de radiação recebida pelo paciente durante a realização de angiografia e intervenção coronariana. Para isso a sala de angiografia foi equipada com um sistema de rastreamento de dose (DTS), da Toshiba Medical Systems.
O DTS fornece uma visualização em tempo real da taxa de distribuição de dose de radiação cumulativa na pele, assim como da taxa de dose durante os procedimentos intervencionistas. Os dados são codificados por cores, que revelam um mapa humano detalhado por meio de um gráfico 3D: a cor de apresentação pictórica muda para amarelo quando a dose da pele pico atinge 2.000 mGy e depois vermelho quando maior que 3.000 mGy. Essa tecnologia traz importantes benefícios à proteção radiológica, uma vez que os médicos conseguem monitorar instantaneamente e minimizar a exposição do paciente à radiação.
Sistema de monitoramento da dose de pico de radiação da pele em tempo real.
O estudo que serviu de base para o artigo utilizou uma amostra de 1.077 pacientes que foram submetidos a angiografia coronária, sendo 460 também submetidos a intervenção coronária percutânea (PCI). A utilização do sistema de registro de dose de radiação na pele em tempo real resultou em uma redução de 22% na dose de pico da pele. A redução da dose de radiação foi mais pronunciada naqueles submetidos a PCI, mas também foi visto em uma série de subgrupos incluindo os pacientes com cirurgia de revascularização miocárdica prévia, IMC elevado, e com acesso arterial radial. Essa redução foi associada com uma redução significativa no número de pacientes colocados em risco de danos à pele.
O download do artigo Monitoramento por cor sobre imagem pictórica da radiação em tempo real durante a angiografia coronária: efeito sobre o pico de radiação na pele do paciente e dose total durante a angiografia coronária na íntegra está disponível aqui.
Você já utilizou o sistema de registro de dose (DTS), da Toshiba Medical Systems? Acredita que a tecnologia trouxe benefícios para a proteção radiológica dos pacientes? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.