A assistência técnica é um dos principais diferenciais da Hominum, especializada em equipamentos médicos. Composta por engenheiro eletrônico, técnico em eletrônica e funcionários administrativos, a área é uma das principais apostas da empresa, uma vez que garantir o funcionamento dos aparelhos é fundamental para que as instituições de saúde não precisem paralisar seus serviços por falhas técnicas.
Conversamos com Emmanuel Antunes Dias, gerente de Assistência Técnica na Hominum, para entender quais aspectos fazem a empresa ser referência no ramo.
Por que a assistência técnica da Hominum é reconhecida pelas clínicas e hospitais?
Equipamento reserva
Quando o equipamento precisa ser retirado da clínica ou hospital para o conserto, a Hominum oferece um equipamento reserva para que a instituição continue atendendo as demandas de pacientes. “A gente tenta oferecer um aparelho que seja parecido com o do cliente, mas isso dependerá do nosso estoque. Quando a máquina é diferente, ensinamos os médicos a operar o equipamento substituto”, explica Dias.
Conserto de placa
A equipe da assistência técnica da Hominum tem um grande conhecimento em conserto de placas. Dessa forma, é feito o máximo para que a peça não precise ser substituída, reduzindo o custo final para o cliente. “Nós sempre nos colocamos na condição do cliente, por isso não fazemos consertos desnecessários”, diz o gerente.
Resolução de problemas para fidelização do cliente
Além de consertar o principal defeito, o time de assistência técnica previne problemas futuros – já que precisarão mexer no equipamento, aproveitam para fazer testes e verificar o estado da máquina como um todo. “Nossa equipe aproveita para resolver também o que dará problema a longo prazo. Isso garante a fidelização do cliente ao nosso serviço”, conta.
Revisões periódicas
Para os clientes que alugaram com a Hominum equipamentos de imagem, a empresa fornece revisões anuais para garantir o bom funcionamento da máquina, evitando que ela estrague. “Nós também fazemos condições especiais para quem adquiriu o equipamento de imagem conosco”, reforça Dias.
Atendimento rápido
A partir do momento em que o cliente solicita o orçamento de assistência técnica, a Hominum retorna em no máximo 48 horas com a proposta. “Se o equipamento está parado, o cliente está tendo um grande prejuízo. Por isso, assim que ele aprova o orçamento, tentamos ser ágeis na resolução do problema”, diz o gerente.
Como é o trabalho na assistência técnica:
De acordo com o engenheiro eletrônico da Hominum, Thiago Roberto Goularte, alguns problemas mais simples podem ser resolvidos na própria clínica ou hospital. Mas se é um defeito mais grave, o equipamento é levado para a empresa. Chegando, o primeiro passo é analisar o modelo do aparelho e consultar o manual técnico dele. “Esse manual é disponibilizado apenas pelo fabricante, mas como trabalhamos também com a venda de equipamentos, temos de diversos modelos. Se o problema é na fonte, por exemplo, é o manual que mostrará qual é a tensão recomendada”, explica.
Em algumas máquinas, é possível fazer o diagnóstico de placa em seu próprio sistema. “Assim, conseguimos analisar qual placa específica está com problema e isolar outras variáveis”, realça Goularte.
Identificado o problema, a equipe analisa se é possível consertar a peça danificada ou se ela precisará ser trocada. Depois, é feita toda uma verificação do aparelho para entregá-lo em perfeitas condições ao cliente.
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