A cada dois anos a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualiza a lista de procedimentos que devem ser cobertos pelos planos de saúde no Brasil, de acordo com a evolução tecnológica e de resposta clínica nas terapias e diagnósticos disponíveis ao mercado.
Na última terça-feira (02/01/2018) entrou em vigor a resolução normativa que incluiu 18 procedimentos, entre exames, terapias e outros, na cobertura mínima dos planos de saúde. As novas normas serão obrigatoriamente aplicadas a todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da lei, os chamados planos novos, ou aqueles que foram adaptados à lei.
Na área de radiologia, as principais inclusões são:
Em Tomografia Computadorizada:
– Angiotomografia arterial de membro inferior (com DUT): Exame de imagem não invasivo realizado através de tomografia computadorizada para análise das artérias dos membros inferiores;
– Ablação percutânea por radiofrequência para tratamento do osteoma osteóide: Procedimento orientado por métodos de imagens que se utiliza de agulhas especiais para provocar dano celular por ação térmica a células de tumor ósseo benigno.
Em Ultrassonografia:
– Elastografia Hepática Ultrassônica (com DUT): Exame de imagem para diagnóstico de fibrose hepática.
Em Ressonância Magnética:
– Ressonância magnética (RM) fluxo liquórico (com DUT): Exame diagnóstico não invasivo para avaliação do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR);
– Angio-RM arterial de membro inferior (com DUT): Exame de imagem não invasivo realizado em equipamento de ressonância magnética para análise das artérias dos membros inferiores.
Ampliação de coberturas, com alteração de Diretrizes de Utilização Técnica (DUTs) já existentes:
– PET/CT oncológico com análogos de somatostatina para pacientes portadores de tumores neuroendócrinos;
– Cintilografia (SPECT) de perfusão cerebral para avaliação de transportadores de dopamina (inclusão de DUT).
Veja no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar a lista completa das incorporações na cobertura mínima dos planos de saúde.
Crédito da foto: Peoplecreations / Freepik
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Olá Manuela, agradecemos pelo seu comentário! Siga-nos também nas redes sociais e fique por dentro das notícias!
Linkedin
Facebook
Twitter
Instagram